A ilha de Jerba localiza-se no Golfo de Gabés, a 5 Km do continente, e é acessível por ferry-boat, com partidas regulares. Estes ferries transportam pessoas, carros e bens de consumo ou outros materiais.
Depois do calor e da secura sente-se a humidade do mar. A visão do azul costeiro e da ilha ao longe é um colírio para os olhos, mesmo para quem adora o calor, a secura e a atmosfera particular do deserto do sul da Tunísia.
A Sinagoga de El Ghriba localiza-se na aldeia judia de Hara Seghira, actualmente designada como Er-Riadh. A Sinagoga actual tem cerca de 75 anos, mas no mesmo local existe uma sinagoga desde 1400 D.C. É pois uma das sinagogas mais antigas e famosas do mundo e possui a mais antiga Torah Sefer.
A comunidade judaica instalou-se nesta ilha há mais de 2500 anos. Actualmente, é constituída por pouco mais de 100 pessoas, tendo declinado muito desde 1967 quando a emigração para Israel, Canadá, França e outros países se acentuou.
O edifício actual, para além do local religioso, possui uma zona para alojamento de peregrinos. Todo o espaço pode ser visitado, devendo os homens usar kippahs.
Para além da Sinagoga, a ilha de Jerba requer algum tempo para passear nas cidadezinhas e vilórias. Ver as lojas de venda de artesanato, tapetes, olaria. Claro que as praias também lá estão para quem delas necessitar na refrega do calor.
Belas imagens Parabéns pelos comentários explicativo valeu meu amigo.
ResponderEliminarSaudações
Geraldo Salomão