Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lucas Cranach, o Velho (1472-1553) - Salomé






Salomé

Lucas Cranach, o Velho (1472-1553)
1º terço do século XVI
Óleo sobre madeira de carvalho
A 61 x L 49,5 cm
Academia Real de Belas-Artes, Lisboa
MNAA inv. 738 Pint
Piso 1, sala 61


Salomé, industriada pela mãe, e utilizando a sua beleza e sensualidade através de uma dança, consegue convencer Herodes a que a cabeça de João Baptista lhe seja ofertada numa bandeja.

A beldade de olhar frio, que não nos olha nos olhos, contrasta com o olhar ainda entre a vida e a morte de João, que nos olha, com doçura, como se ainda pudéssemos salvá-lo.

Vestida à época, adornada com peles de animais, Salomé aparenta ela própria ser uma fera. Uma fera cujo desejo foi satisfeito. Sem remorso ou culpa, com uma imensa frieza, a mulher segura a bandeja, sem contudo tocar os caracóis de João. Também não o olha. Quem sabe se se o fizesse tomasse consciência do acto que praticou.


Pode ver esta maravilhosa pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Há neste museu peças e peças para encher os olhos e passar horas de contemplação da arte portuguesa e europeia. Também de outras partes do mundo: Ásia, Médio Oriente.  É um museu de dimensões médias, muito acolhedor, que não cansa e onde apetece passear. É melhor vê-las e apreciá-las ao vivo, mas se não for possível, muitos delas podem ser vistas no link abaixo.


O museu possui um agradável jardim com vista sobre as docas, a ponte 25 de Abril e o rio Tejo. O restaurante é belíssimo. Na loja do museu, há livros e reproduções muito bonitas para adquirir.

http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/

Nota: Foto do MNAA; Texto do Lobo.

Sem comentários:

Enviar um comentário